Recomendação de livro: Daniel Amorim Assumpção Neves, Novo CPC comentado

Recomendação de livro: Daniel Amorim Assumpção Neves, Novo CPC Comentado!

novo-codigo-de-processo-civil-comentado-artigo-por-artigo-2016-28ac3eb7ee81029fcbe6281162dd650a



Escrever um Código de Processo Civil comentado artigo por artigo é um desafio enorme. Fazê-lo com base em um novo diploma processual é ainda mais desafiador. Mas não há dúvida de que foi um trabalho prazeroso, que me obrigou a ler todo o diploma legal e a entendê-lo em seu conjunto.

Optei por não fazer indicações doutrinárias no decorrer do texto, para deixar a leitura mais fluida. A bibliografia constante ao final do livro, entretanto, não deixa dúvida de que a consulta foi intensa. A citação jurisprudencial teve uma abordagem diferente, já que me parece essencial que o leitor saiba do entendimento dos tribunais superiores sobre os temas tratados no presente livro. O Novo CPC Comentado passa por todos os dispositivos da Lei 13.105/2015 e tem uma abordagem direta e objetiva, com farta indicação jurisprudencial.

Inclui, ainda, abaixo dos dispositivos legais, quadros comparativos dos artigos do Novo Código de Processo Civil e do Código de 1973, para que o leitor possa visualizar com mais clareza as mudanças que ocorreram na legislação, e um índice alfabético-remissivo, para facilitar a localização de temas por meio de palavras-chave.

“Livro bem completo e com uma linguagem de fácil assimilação, além de ser esteticamente bonito e muito bem organizado. Na minha opinião, um dos grandes méritos do Professor Daniel Neves é abordar o Direito Processual Civil de maneira crítica e inteligente, fazendo com o que o assunto flua de maneira muito leve. É uma didática incrível. Além disso, o conteúdo traz uma ideia de como as coisas funcionam na prática, o que mostra que o autor não escreve apenas um emaranhado de artigos distribuídos de maneira estática e muito formal. Foram com as obras dele que realmente comecei a entender a matéria e me interessar por ela. Enfim, uma obra excelente. Um ótimo investimento.” Leitor: Bruno Lima Dos Santos.

Comments

comments

Comments are closed.